Alimentação anti-envelhecimento

O envelhecimento é o processo através do qual as nossas capacidades físicas e mentais se vão deteriorando com o avançar da idade. A má notícia é que é um processo inevitável. Não dá para fugir dele. A boa notícia é que, não obstante, existem formas de o retardar. Para combater o envelhecimento, nada como ter bons hábitos alimentares. Deixamos aqui as regras a seguir:

1) Nunca esquecer os legumes.

É daquelas pessoas que coloca os legumes no canto do prato e apenas come o resto? Muito má ideia! Os legumes são baixos em calorias e contêm propriedades antioxidantes, substâncias responsáveis por combater os organismos prejudicais ao seu organismo. Espinafres, espargos, cebolas, alhos, cenouras, tomates, pimentos, etc, são óptimos para revitalizar a pele. Consuma legumes pelo menos ao almoço e ao jantar.
2) Fruta – outro componente essencial.
Os legumes e a fruta andam de mãos dadas em termos de importância para o nosso organismo. A fruta é rica em vitaminas e fibras. De entre aquelas com mais propriedades antioxidantes encontram-se as ameixas, morangos, amoras, mirtilos, maçãs, pêras, abacaxis, kiwis, laranjas e melancias. Coma entre uma a três peças de fruta por dia (2 é o recomendado).
3) Rejuvenesça com vitamina C.
A vitamina C eliminar os radicais livres, substâncias tóxicas ao organismo, e estimula a formação de colagénio (essencial para uma boa saúde da pele). Uma recente investigação publicada no Cell Stem Cell mostrou que a vitamina C pode ser um componente muito importante na reprogramação das células envelhecidas, tornando-as mais novas. A vitamina C pode ser encontrada nos citrinos, morangos, verduras, batatas ou suplementos. A quantidade mínima recomendada é 90mg para homens e 75mg para mulheres.
4) Do mar vem a saúde.

Alguns tipos de peixes, por serem ricos em ácidos gordos ómega 3, são óptimos agentes anti-envelhecimento. Falamos dos casos do salmão, da sardinha, da cavala e da truta.
5) A proteína é fundamental.
O consumo proteico deve ser convenientemente garantido ao longo do dia, quer através das refeições (frango, peru, lacticínios), quer através de suplementos. A vantagem de consumir proteína através de suplementos prende-se com o facto de que os mesmos são pobres em açúcares e gordura que, segundo muitos dermatologistas, aceleram o processo do envelhecimento.
6) Vai um cházinho?
O chá verde é muito rico em antioxidantes, pelo que é um bom aliado na luta contra o envelhecimento. Beba pelo menos uma chávena de chá por dia.
7) Água, claro está!
Por último mas nem por isso menos importante: a água é essencial para a hidratação do corpo. Manter-se hidratado irá evitar a perda de firmeza da pele, bem como o aparecimento de rugas. Beba entre 1,5l a 2l de água por dia.
VISITE OS NOSSOS PATROCINADORES



0 comentários: